Um projeto de hortas e composteiras que evolui para o Projeto Semear

O projeto Hortas e Composteiras iniciou em 2015 com apoio das crianças, servidores e comunidade da Escola Municipal Prof. Ada Sant’Anna da Silveira – Bairro Paranaguamirim em Joinville. Na época foi revitalizada a horta para utilização da comunidade local. O objetivo era incentivar a produção e consumo conscientes, diminuição dos desperdícios nas refeições, e adubação orgânica por meio da compostagem.

Ainda em 2015, fizemos hortas na escola
E.M Júlio Machado da Luz. No ano de 2016, o projeto cresceu e junto com o projeto Escola Eficiente e Lixo Zero construímos e revitalizamos hortas e composteiras em outras 4 escolas: E.M. Aluizius Sehnem, E.E.B. Presidente Médici, E.M. Edgar Castanheira e E.M. Anaburgo.

Horta e Composteira
Horta com estrutura de bambu na EM Aluizius Sehnem (2016)

Em 2017, devido a grande procura de escolas públicas de Joinville por hortas e composteiras, decidimos criar um projeto voltado somente para este assunto. Assim, engenheiros ambientais e agrônomos do núcleo criaram uma capacitação de como criar e manter as hortas e composteiras, que foi passada para os seguintes Centros de Educação Infantil (CEIs):
CEI Pequeno Príncipe; CEI Ciranda Cirandinha; CEI Cachinhos Dourados; CEI Espaço da Criança; CEI Pedacinho do Céu.

O projeto tomou tanta força que foi transformado em um projeto de extensão da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. A partir deste momento ele passou a se chamar SEMEAR.

Ação no Instituo Priscila Zanetti

Os objetivos do projeto aumentaram e hoje ele é responsável por trabalhar de forma prática noções de sustentabilidade e educação ambiental, capacitar e estimular professores e alunos de escolas em áreas vulneráveis através da aplicação de oficinas práticas de execução de hortas e composteiras. Além de incentivar o consumo consciente, a importância da segregação de resíduos e do consumo de alimentos de origem orgânica.

Este projeto contribui para os seguintes objetivos da Agenda 2030 da ONU:

Cartilha do Semear

No ano passado, criamos uma cartilha de conscientização. A Cartilha do Semear, conta a história da horta da casa da Clara. Ela foi criada para ensinar crianças sobre compostagem e hortas.
“Marcos e Bruno são dois bichinhos da terra que moram na horta da casa da Clara.
Juntos os 3 começam uma aventura de conscientização e respeito ao meio ambiente para mostrar que, se todos fizerem a sua parte a natureza será preservada.
Entre jogos e brincadeiras eles mostram que é possível viver em um mundo melhor.
Prepare a sua imaginação e o lápis de cor: a diversão vai começar!”

Quer conhecer a história da Clara? Acesse nosso cartilha!

Esperamos com este projeto transformar as pessoas impactadas em multiplicadores de informações a fim de reduzir significativamente a quantidade de resíduos produzidos em Joinville, a separação errada do lixo e de estimular a alimentação saudável através do cultivo urbano de alimentos orgânicos.