Um projeto contínuo feito com parceria de muitos

O Conceito Lixo Zero é promovido anualmente pela Semana Lixo Zero. Em 2016, escolhemos 4 escolas para transformar e aplicar os fundamentos de reuso, reciclagem, e destinação correta dos diversos tipos de resíduos, promovendo ações para a comunidade dentro da Semana Lixo Zero Joinville. Essa projeto tem envolvimento direto com um parceiro muito importante, a Rastro Sustentabilidade.

Lixo Zero ação

As escolas que atuamos em 2016 foram: Escola Municipal Aluizius Sehnem (bairro Espinheiros), Escola Estadual, Presidente Médici – foto ao lado (bairro Boa Vista), Escola Municipal Edgar Castanheira (bairro Fátima) e Escola Municipal Anaburgo (bairro Vila Nova).

As ações realizadas foram a conscientização de toda comunidade envolvida sobre a importância de separar os resíduos para sua correta destinação, a criação de composteiras, criação ou revitalização de horta, identificação de coletores para cada tipo de material reciclável, coletores especiais para resíduos eletrônicos, óleos, e de banheiro, além de atividades lúdicas e experimentais com os alunos, em sala de aula ou nos espaços externos das escolas.

A partir de então, concentramos nossas ações durante a Semana Lixo Zero, realizada na cidade desde 2014, sempre em parceria com a Rastro Sustentabilidade.

Durante 10 dias ocorrem simultaneamente várias atividades de conscientização sobre a gestão e encaminhamento correto de resíduos, além da divulgação do conceito lixo zero. Entre as atividades realizadas estão limpezas urbanas, palestras, campanhas de coleta, oficinas, visitas técnicas, atividades artísticas e culturais ligadas a conscientização para a redução dos resíduos gerados nas cidades.

No ano de 2018 realizamos limpeza na Praia da Vigoreli, barreira de contenção de lixo no rio próximo ao aeroporto de Joinville e limpeza na Avenida Santos Dumont (imagens abaixo).