Engenharia de ponta a ponta

Todo projeto que dá certo deve ser replicado! Essa é a ideia do novo projeto Escola Eficiente II. Com os mesmos objetivos do projeto já executado, porém agregando ainda acessibilidade. O novo projeto está em fase de prospecção de escolas para receber as melhorias.


Conheça abaixo o projeto Escola Eficiente já executado!

A Escola Municipal Julio Machado da Luz, no bairro Nova Brasília em Joinville/SC, foi a contemplada com o projeto que envolve três âmbitos da sustentabilidade: conceito lixo zero (reciclagem e compostagem), geração de energia renovável e economia de água potável. Projeto que iniciou em 2015 e finalizou em 2018.

Este projeto contribuiu para os seguintes objetivos da Agenda 2030 da ONU:

Vídeo resumo do projeto que ajudou na arrecadação de recursos.
ESF Escola Eficiente
Alguns dos membros ESF que fizeram o projeto acontecer!

E em 2017 e 2018 foi concluída a fase de gestão da água da escola, que visou diminuir em 30% o consumo de água potável, e para isso, foi realizado o sistema de captação da água da chuva e a troca dos equipamentos hidráulicos por aparelhos mais econômicos. Os aparelhos foram doados pela Secretária da Educação.

ESF Captação de água da chuva
Sistema de captação de água da chuva.

No ano de 2016 foi realizada a instalação de painéis fotovoltáicos para geração de energia elétrica em parceria com o Rotaract, a empresa ECOA Energias Renováveis, e o Instituto GM. Foram instaladas 20 placas de 255 Watts, proporcionando um sistema de 5kWp e gerando 6.087,17 kWh de energia.

Placas fotovoltaicas instaladas na Escola Municipal Júlio Machado da Luz (2016)

Em 2015  foi executado a horta comunitária e a composteira para tratamento de resíduos orgânicos e reutilização de húmus no cultivo de hortaliças.

Horta Escola Eficiente
Construção da horta na Escola Municipal Júlio Machado da Luz (2015)
Composteira Escola Eficiente
Construção da composteira na Escola Municipal Júlio Machado da Luz (2015)