Sem saúde não existe evolução

Pra onde vai o esgoto que você gera? Já imaginou se ele fosse parar ao lado da sua casa?

O projeto Caminho Curto tem como objetivo o estudo, concepção e execução de um sistema de coleta e tratamento de esgoto na Comunidade Caminho Curto. A comunidade é localizada em Joinville no bairro Pirabeiraba.

Conheça a vista aérea da comunidade.
Essa comunidade não possui coleta eficiente de esgoto. Todo o esgoto gerado vai parar entre as casas e em valas correndo a céu aberto.
Caminho Curto

Uma das necessidades básicas humanas é a vivência em um ambiente em condições salubres. A situação do esgoto no local, gera um alto índice de doenças, principalmente em crianças. Como consequência, aumenta o índice de evasão escolar.

Qual nosso objetivo?

Pretendemos com este projeto diminuir o índice de doenças na área, melhorar as condições da água nas valas do entorno da comunidade e proporcionar um ambiente de moradia mais agradável, melhorando assim a qualidade de vida dos moradores.

O que já foi feito?

Visita a Comunidade

Em 2018 fizemos diversas visitas a comunidade. O objetivo foi entender se a comunidade estava preparada para abraçar o projeto. E principalmente se eles viam o problema como uma necessidade. Também levantamos o número de moradores e visitamos todos casa a casa. Fomos muito bem recebidos!

Vista aérea da comunidade

Também executamos a topografia do terreno. Uma parceria com a Elmo Engenharia. A topografia é uma etapa essencial para permitir que o projeto do sistema fosse executado.

Conseguimos imagens aéreas da comunidade, feitas através de drone. Também doadas por parceiros! Essas imagens foram importantes principalmente para entendermos o entorno de toda a comunidade.

Projeto sistema de coleta e tratamento de esgoto

Concluímos o projeto (desenho técnico) do sistema de coleta e tratamento de esgoto da comunidade.

Também fizemos o orçamento completo do projeto, análise e acompanhamento de riscos, cronogramas e todo o material necessário para um bom gerenciamento e planejamento.

Doação de materiais

Em 2019 conseguimos a doação de toda a tubulação e conexões.

A contribuição veio através do Grupo Tigre, por meio ICRH, braço social da Tigre.

Ainda precisamos de doações para a compra de areia e a fossa e filtro. Junte-se a nós!

Como posso ajudar?

Caminho curto tubulação

Está pendente para o início das obras, a aquisição de areia suja para assentamento das tubulações de PVC, bem como a aquisição do sistema de Fossa Filtro pré moldado.

Em valor, já temos um total de 85% do projeto doado. Faltando apenas mais uma parcela! 

Sabendo do potencial de Joinville, e acreditando cada vez mais na boa vontade das pessoas, temos a certeza de que podemos fazer nossa parte e mudar a vida dessa comunidade. Trazendo qualidade de vida, diminuindo problemas de doenças de pele, gastrointestinais, pediculose, toxoplasmose, desnutrição, dentro outras, o qual levantamos em parceria com a Unidade Básica de Saúde local. Sendo grande parte desses enfermidades, diagnosticadas nas crianças da comunidade.