Sem saúde não existe evolução

Pra onde vai o esgoto que você gera? Já imaginou se ele fosse parar ao lado da sua casa?

O projeto Caminho Curto tem como objetivo o estudo, concepção e execução de um sistema de coleta e tratamento de esgoto na Comunidade Caminho Curto. A comunidade é localizada em Joinville no bairro Pirabeiraba.

Conheça a vista aérea da comunidade.
Essa comunidade não possui coleta eficiente de esgoto. Todo o esgoto gerado vai parar entre as casas e em valas correndo a céu aberto.
Caminho Curto

Uma das necessidades básicas humanas é a vivência em um ambiente em condições salubres. A situação do esgoto no local, gera um alto índice de doenças, principalmente em crianças. Como consequência, aumenta o índice de evasão escolar.

Qual nosso objetivo?

Pretendemos com este projeto diminuir o índice de doenças na área, melhorar as condições da água nas valas do entorno da comunidade e proporcionar um ambiente de moradia mais agradável, melhorando assim a qualidade de vida dos moradores.

O que já foi feito?

Visita a Comunidade

Em 2018 fizemos diversas visitas a comunidade. O objetivo foi entender se a comunidade estava preparada para abraçar o projeto. E principalmente se eles viam o problema como uma necessidade. Também levantamos o número de moradores e visitamos todos casa a casa. Fomos muito bem recebidos!

Vista aérea da comunidade

Também executamos a topografia do terreno. Uma parceria com a Elmo Engenharia. A topografia é uma etapa essencial para permitir que o projeto do sistema fosse executado.

Conseguimos imagens aéreas da comunidade, feitas através de drone. Também doadas por parceiros! Essas imagens foram importantes principalmente para entendermos o entorno de toda a comunidade.

Projeto sistema de coleta e tratamento de esgoto

Concluímos o projeto (desenho técnico) do sistema de coleta e tratamento de esgoto da comunidade.

Também fizemos o orçamento completo do projeto, análise e acompanhamento de riscos, cronogramas e todo o material necessário para um bom gerenciamento e planejamento.

Doação de materiais

Em 2019 conseguimos a doação de toda a tubulação e conexões.

A contribuição veio através do Grupo Tigre, por meio ICRH, braço social da Tigre.

Já começaram as obras?

Estamos muito felizes em informar que as obras iniciaram no final de semana do dia 15 de junho! Veja abaixo algumas fotos!

No meio do caminho encontramos diversos parceiros incríveis! Alguns deles: Acacia Engenharia, Acquaplant e Medeiros