A Assecrejo é a Associação Ecológica de Recicladores e Catadores de Joinville, criada em 2001, localizada no bairro Aventureiro, que tem como função principal a separação dos materiais recicláveis recolhidos pela coleta seletiva do município de Joinville, para posterior comercialização.

O trabalho desenvolvido pela cooperativa, além de impactar de forma positiva o meio ambiente, é responsável pelo sustento de várias famílias.

Qual o objetivo do projeto?

O projeto se iniciou em 2020 e tem como objetivo mapear e analisar a capacidade de demanda versus produção, assim como estudar um novo leiaute para otimizar a capacidade de produção de reciclagem da cooperativa, assim como outras melhorias pontuais que surgirem.

A cooperativa consegue, em média, produzir 74 toneladas ao mês de reciclagem. Hoje ela funciona com 15 colaboradores.

A atuação principal do projeto será em executar medidas de mudança de leiaute para que possam otimizar a linha de produção e possibilidade de aumento da capacidade de reciclagem.

Outro apoio que o projeto promoverá será em relação as legislações ambientais para possibilitar o recolhimento direto de resíduos que possam ser reciclados, abrindo novas relações comerciais para a cooperativa.